top of page
  • Ícone do Instagram Preto

Ar livre: paisagem contemporânea em Cidade Tiradentes

exposição coletiva

Centro Universitário Maria Antonia, 2024

curadoria

texto curatorial:

As pinturas desta exposição são resultado de três anos de atividade do grupo de pintura do ali: arte livre itinerante – entre janeiro de 2021 e janeiro de 2024 – onde a prática da paisagem ao ar livre tornou-se um agente político, na medida em que gerou uma sociabilidade que atravessa barreiras econômicas, raciais, etárias e culturais, construindo pontes entre o centro e a periferia, entrelaçando a historia da arte com a cultura da quebrada numa dinâmica coletiva em que as diferenças se emaranham num plano comum, um plano de igualdade possível, o plano da pintura.

Os mais de 20 encontros de pintura ao ar livre contaram com um núcleo firme de cerca de 20 artistas e um flutuante de quase 50, entre iniciantes e consagrados, do centro e da periferia, e aconteceram em mais de 10 localidades diferentes da Cidade Tiradentes (bairro no extremo leste de São Paulo) e seu entorno, registrando as bordas da cidade, onde o tecido urbano se mescla com o rural e as ocupações expandem os limites da cidade dia a dia. Mas as pinturas aqui não registram a paisagem simplesmente, elas afirmam sua autonomia como arte. São menos descrição e mais experimentação, menos imagem e mais tinta.

Esta exposição, com mais de cem obras, é o resultado de uma vivencia única e original que segue em curso. As obras são consequência dessa vivencia, não um discurso temático sobre ela. Os encontros de pintura são também situações de confraternização onde, mais que o verbo, é o silencio que cria elos entre as pessoas. Um silencio que embala uma convivência harmoniosa e garante que cada um possa estar junto aos outros e ao mesmo tempo estar só com sua pintura, liberando um fluxo que une a todos num certo modo de pintar onde as individualidades se realizam naturalmente, sem ansiedade.

A partir da prática da paisagem ao ar livre, alguns artistas passaram criar, em seus ateliês, paisagens imaginárias. Apresentamos também um pequeno conjunto representativo desta ampla produção.

 

Curadoria

Marina Frúgoli e Rodrigo Andrade

Artistas

Ana Kia

Ana Prata

Anna Ruth dos Santos

Antonio Guerra

Antonio Malta

Bruno Dunley

Bruno Sono

Daisy Gomes

David Almeida

Deni Lantz

Deysona

Diogo da Silva Santos

Elisa Bueno

Erika Lisboa

Evandro César

Gabriel Branco

Gokula Stoffel

Isabel Barboza

Joaquim Pinkalsky

Ju Costa

Koki

Lele

Link Museu

Maria Andrade

Marina Frúgoli

Paulo Monteiro

Pedro Fiori Arantes

Rafael Carneiro

Renato Custodio

Rodrigo Andrade

Tiago Malagodi

Tito Terapia

Victor Augusto Florêncio

William Ferreira

fotos por Ana Helena Lima

© Marina Frúgoli

bottom of page